“Caminhos de São Rafael”

Agrônomo Gilberto de São João

Agrônomo Gilberto de São João

A Secretaria de Cultura e Turismo têm se reunido freqüentemente no interesse de fomentar o Turismo em nossa cidade. Entre as ações da pauta de Reunião, o Roteiro “Caminhos de São Rafael”, uma idéia antiga do agrônomo Gilberto de São João com  o apoio do Conselho Municipal de Turismo.Ele nos esclarece alguns pontos sobre os “Caminhos de São Rafael”.

“Em Rolândia o diagnóstico turístico local demonstrou que nosso município tem um grande potencial para o Turismo Rural.

A estrada de São Rafael possui seus encantos e produtos turísticos como Pousada das Alamandas, Spa Recanto das Figueiras, Capela e Cemitério São Rafael, Fazenda Janeta e outras propriedades com potencial.

Desta forma, o Conselho Municipal de Turismo e a EMATER fizeram reunião com a comunidade São Rafael para colocar a intenção de se instalar um roteiro turístico rural. A comunidade gostou e aprovou a idéia.

Assim foram lançadas algumas metas como:

¨                  Pavimentação das estradas.

¨                  Concurso de paisagismo entre os proprietários.

¨                  Treinamento para produtores e familiares

¨                  Visitas a outros roteiros existentes

O nome “Caminhos de São Rafael” foi uma sugestão do Agrônomo Gilberto São João apresentado ao Conselho, à Comunidade e Prefeito que gostaram, pois tinha tudo a ver com o percurso do roteiro.

Outras sugestões apresentadas e discutidas no Conselho Municipal de Turismo foi o percurso do roteiro que ficou assim determinado: Inicio no Portal, passando pela Chácara Rolândia, Pousada, Spa, Capela e cemitério São Rafael, Comunidade do Distrito do Vermelho, Agroindústria, Comunidade do Bartira, Km 10 na Rodovia PR. 170 com gastronomia e Fazenda Bimini com Educação Ambiental.

Assim foi instalado o 1° Roteiro de Turismo Rural Municipal do Norte do Paraná’’.